1º Colheita urbana:
Consiste na coleta dos alimentos que perderam valor comercial, mas que mantem seu valor nutricional preservado, a coleta é realizada em rede de hipermercados, supermercados, mercearias, quitandas, mercado municipal, feiras-livres, pequenos produtores, hortas comunitárias e eventos com caráter beneficentes e de lazer.
2º Triagem e higienização:
Os alimentos coletados são pesados, separados por gêneros e higienizados em solução com hipoclorito (sanitveg). Durante esse processo são separados os alimentos aptos para montagem dos kits e os alimentos que serão processados na cozinha experimental para confecção de doces e compotas. Os alimentos não perecíveis são verificados a validade e aparência tanto do produto como da embalagem.
3º Embalagem:
Os alimentos são embalados em sacos esterilizados e à vácuo. Os alimentos que são processados na cozinha experimental, são armazenados em potes com a característica BPA Free que indica que o produto está livre de bisfenol.
4º Distribuição: ,
Os alimentos são distribuídos para as entidades assistidas de acordo com o número de atendimentos às famílias e o tipo de refeição que é fornecida no local, sendo divididas em dois tipos de distribuição, o atendimento para entidades 24 horas que oferecem o café da manhã, almoço, jantar e lanche e o atendimento de entidades que distribuem as sacolinhas (kit de hortifrúti para cada família, contenho 5kg cada kit).